sábado, 30 de maio de 2009

Definição de Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) consiste numa área da prática clínica que pretende compensar, de forma temporária ou permanente, os défices ou dificuldades do indivíduo com graves dificuldades comunicativas (ASHA cit in Beukelman e Mirenda, 1998). A Comunicação Aumentativa é uma forma de comunicação complementar ou de apoio com o duplo objectivo de promover a fala, ou de garantir uma forma de comunicação, caso a pessoa não aprenda a falar. A Comunicação Alternativa refere-se a qualquer forma de comunicação diferente da fala, usada por um indivíduo num contexto frente a frente (von Tetzchner & Martinsen, 2000).
A utilização de Comunicação Aumentativa e Alternativa não está dependente da idade ou das capacidades mentais. Todas as pessoas poderão vir a precisar, a dada altura da sua vida, de uma forma de suporte à Comunicação.

Retirado de:
-> Beukelman, D. R. & Mirenda, P. (1998). Augmentative and Alternative Communication: management of severe communication disorderes in children and adults (2ª ed.). Pennsylvania: Paul H. Brookes Publication Co.
-> Tetzchner, S. & Martinsen, H. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa (2ºed.). Porto: Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário